quinta-feira, 24 de abril de 2008

[CD] Hard Candy, Madonna [2008]

[Ao som de Miles Away, Madonna - Hard Candy, 2008]



Pouco mais de dois anos de espera e os fãs de Madonna já estão prestes a colocar as mãos em seu mais novo trabalho, que chega às lojas de quase todo o mundo no dia 29 de abril. Hard Candy é, para muitos, sinal de mudança. Para outros, uma tentativa em razão de agradar o mercado dos Estados Unidos - talvez a maior frustração de Madonna em termos de aceitação. O que se pode dizer, com certeza, é que o álbum é uma coletânea de possíveis e prováveis hits. Com uma proposta totalmente diferente de seu último lançamento - o disco eletrônico Confessions On A Dance Floor, que parecia mais uma mixtape repleta de sucessos como Hung Up, Sorry e Get Together - Hard Candy nasce para figurar entre os CDs Pop contemporâneos. Não, realmente não se trata de um álbum R&B, está mais para um Pop com elementos Urban.


As 12 faixas da versão oficial buscam mostrar o poder de Madonna sobre o mundo. Primeiro ela tem uma loja com os mais deliciosos doces, depois é a heroína de uma catástrofe mundial, passa por momentos profundos e introspectivos, enfrenta uma impostora, dá aulas de espanhol com um tom cômico e termina com um tema que tem tudo para ser um hino de amor/ódio com um toque S&M, tudo isso com referências não tão sutis ao sexo. A produção, que fica por conta de Timbaland, Justin Timberlake, Pharrell Williams e da própria Madonna não faz feio. Grande parte das faixas, porém, parecem um tanto produzidas demais, como se Madonna estivesse tentando um tanto quanto demais para que o CD se aproximasse o máximo possível da black music. São nesses momentos que alguns deslizes extremamente normais acontecem e, somados à falta de bridges e ao vocal que é sempre igual em todas as músicas, acaba tornando alguns trechos um tanto quanto entediantes e irritantes. É o caso das extremamente longas She's Not Me e Incredible, onde repetições na letra somadas às constantes mudanças de melodias e o dispensável instrumental do final cansam o ouvinte. Parece que a tentativa de se fazer uma nova mixtape, dessa vez com um estilo diferente, não fora muito feliz.


O que não tira e em nada o brilho de canções espetaculares, como a influenciada por The One de Kylie Minogue, Heartbeat e a introspectiva e obscura Miles Away. É no momento em que Madonna se rende a essa certa vibe underground que suas canções brilham. Voices é talvez uma das mais interessantes surpresas dentro do contexto de Hard Candy. Embora as melodias sejam um tanto quanto plastificadas e lembrem, em muitos casos, melodias já utilizadas por Brandy, Gwen Stefani, Nelly Furtado e o próprio Justin Timberlake - todos esses artistas já foram produzidos por algum dos responsáveis por Hard Candy - é na extremamente original Spanish Lesson que Madonna consegue fugir de tudo isso, dando uma certa sensação de nostalgia em relação à utilização de elementos latinos em momentos anteriores de sua carreira.


A extensão de Hard Candy nos mostra que o 11º álbum de estúdio de Madonna não fará feio. A cantora disse que tenderia para a black music e realmente não estava brincando. Entre a poluição sonora de músicas como o single 4 Minutes e a necessidade de editar trechos de Give It 2 Me, S
he's Not Me, Incredible e Devil Wouldn't Recognize You, Madonna consegue brilhar quando se deixa aproximar mais do electro-pop, deixando o desconforto do Urban de lado e dominando o território que ela tem como refúgio certo. Com certeza os remixes que serão feitos para este CD serão incríveis. Cada música parece feita para virar electro-pop em sua versão remixada. Os quase 50 anos de vida e os mais de 25 de carreira certamente não anunciam seu fim. Madonna volta após quase três anos de ausência e não decepciona seus fãs e, surpreendentemente nem alguém que não é seu fã, como eu.


Tracklist:
01. Candy Shop
02. 4 Minutes (Feat. Timbaland & Justin Timberlake)
03. Give It 2 Me
04. Heartbeat
05. Miles Away
06. She's Not Me
07. Incredible
08. Beat Goes On (Feat. Kanye West)
09. Dance 2Night (Feat. Justin Timberlake)
10. Spanish Lesson
11. Devil Wouldn't Recognize You
12. Voices


DESTAQUES: Miles Away, Heartbeat, Voices e Spanish Lesson são incríveis. As produções de Pharrell também dão um banho nas de Timbo e Timber.

FRACAS: 4 Minutes, Candy Shop, a repetitiva Incredible e os vocais de Justin Timberlake.


AVALIAÇÃO

(3.5 de 5.0)


AVALIAÇÃO DO LEITOR:


Rafaélico.

[Ao som de Voices, Madonna - Hard Candy, 2008]

7 comentários:

fwords disse...

Aguardo ANSIOSO.

= b

Abraço Rafa!

Anônimo disse...

Gostei da crítica feita ao novo trabalho da Madonna. Você, como MC Lover, soube reconhecer os acertos da Tia num estilo que ela não ficou muito à vontade. Só acho que você poderia ousar mais nas críticas, sem medo de ferir um fã da tiazona. A sua análise técnica tem um ótimo nível e você tem cacife suficiente para apontar os defeitos. Solta o verbo sem medo de ser feliz. A resenha está esplêndida,
Meus Parabéns
:D

Anônimo disse...

A resenha sobre o álbum não poderia ser melhor! Muito bem feita e dando atenção pro que tem importância. Nesse grupo estão tanto os pontos negativos como os positivos, que na minha opinião começam em Heartbeat" e terminam em "Miles Away".

Anônimo disse...

Realmente...

Uma resenha bem feita...
Como sempre Maddona vindo a 1000.

Mais fazendo uma análise, não seria uma cópia ou algo parecido com o Álbum da CHRISTINA AGUILERA O Back To Basics?

Onde CHRISTINA também canta interpretando alguém em vários locais e pontos e inclusive possui uma música com o nome de CANDYMAN algo parecido com CANDYSHOP ?

Como Madonna sempre surpreende, é só esperar o lançamento para sabermos...

Parabéns pela Resenha !
Falando tudo como sempre e sempre bem explicado...

Unknown disse...

E aí, Rafael, td bem?

Bom, estava fazendo minha ronda habitual pela net e suas idéias originais, verificando a produção alheia na rede, e me deparei com seu blog... uma surpresa agradável. Principalmente porque, como já foi imensamente dito antes, as críticas sobre os trabalhos aqui presentes são consistentes. Não imaginava, aliás, q fosse de teu feitio gostar desse tipo de trabalho ligado à indústria do entretenimento. Bom, e apesar de realmente não gostar da maioria dos artistas aqui listados, admiro a eficiência com a qual comenta os trabalhos deles. Bom, se em sua vida de formado passa o tempo buscando comentar o que de melhor tem no mundo da música, eu passo o meu percorrendo e observando a forma como as pessoas utilizam o espaço da internet e suas possibilidades para serem essenciais. E tudo isso, está por aqui. Bom, esse post é antigo, mas vale a lembrança, e como vc mesmo citou em seu primeiro post, q vc n encontre outras distraçoes nessa vida de formado q lhe façam esquecer dessa iniciativa, sem demagogia, q nunca foi lá o meu forte mesmo, q é aliás uma boa iniciativa.

Parabéns

Anônimo disse...

Atualizar é tendência né!!

Eduardo disse...

Gostei das críticas!
Só faltou o comentário a respeito a faixa bonus(edição japonesa): Ring my bell.